Secções
Entrar

Sequestrador que queria falar com a ex-mulher rendeu-se

29 de março de 2016 às 11:37

"Ele não é um terrorista, é um idiota", diz o ministério dos Negócios Estrangeiros do Egipto. Sequestrador saiu do avião com as mãos no ar

O homem que sequestrou um avião da companhia aérea Egyptair entregou-se às autoridades. O homem conseguiu desviar o avião quando alegou ter um cinto de explosivos e o aparelho aterrou no aeroporto de Larnaca às 9h00 locais (07h00 em Lisboa). Segundo a polícia, o pirata do ar contactou a torre de controlo às 08h30 (06h30 em Lisboa) e o avião teve autorização para aterrar cerca de 20 minutos depois, informou a polícia.

Our flight MS181 is officially hijacked. we'll publish an official statement now. #Egyptair

A agência de notícias oficial do Egipto MENA revelou, mais tarde, que o pirata do ar tem nacionalidade egípcia, sendo que o desvio do avião está relacionado com motivos passionais. Primeiramente o sequestrador foi identificado como Ibrahim Samaha, um professor de Medicina Veterinária da Universidade de Alexandria. Um erro que o próprio desmentiu à BBC, explicando que viajava no avião mas era uma vítima e não o culpado. O governo do Egipto apresentou desculpas públicas pelo erro.

Dr. Ibrahim Smaha talked to @BBCArabic denied that he had anything to do with the hijacking he is just a passenger pic.twitter.com/PjFJNQrfBv

Aliás, o presidente do Chipre, Nicos Anastasiades, assegurou não se tratar de um caso de terrorismo. Segundo os órgãos de comunicação cipriota, o sequestrador pretende entrar em contacto com a ex-mulher cipriota - alguns media asseguram que terá até enviado uma carta para ser entregue a Marina Paraschos, que já estará a caminho do aeroporto. O homem terá pedido um tradutor e asilo político, ainda segundo as mesmas fontes.

Em declarações ao The Guardian, fonte do ministério dos Negócios Estrangeiros do Egipto falou sobre o caso, atacando fortemente o sequestrador. "Ele não é um terrorista, é um idiota. Os terroristas são loucos mas não são estúpidos. Este tipo é", disse a referida fonte.

A companhia - que numa primeira hora dizia que o sequestrador tinha um colete com explosivos - revelou que as negociações com o sequestrador resultaram na libertação da quase totalidade dos passageiros. A bordo estão 5 membros da tripulação e três passageiros estrangeiros, dos 81 que iriam a bordo, além do sequestrador. Segundo as informações reveladas pela Reuters,  o aparelho transportava "quatro holandeses, oito norte-americanos, quatro britânicos, dois belgas, um francês, um sírio e um italiano", sendo os restantes passageiros egípcios.

Negotiations with the Hijacker result in the release of all the passengers, except the crew and four foreigners.

[Live] Hijacked #EgyptAir flight: 4 passengers & crew remain on plane – aviation officials https://t.co/19MB6MKzR8 https://t.co/Up84T1GqXe

As autoridades egípcias já fretaram um avião comercial para ir buscar as vítimas do sequestro. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela