Secções
Entrar

Senado confirma Jerome Powell como presidente da Reserva Federal dos EUA

24 de janeiro de 2018 às 07:33

Os senadores aprovaram o nome de Powell por 85 votos contra 12.

O Senado dos EUA aprovou terça-feira a selecção de Jerome Powell, feita por Donald Trump, para presidente do banco central norte-americano, a Reserva Federal (Fed), cujo mandato começa em Fevereiro.

1 de 7
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Os senadores aprovaram o nome de Powell por 85 votos contra 12 a nomeação de Powell.

Powell vai suceder a Janet Yellen, a primeira mulher a chefiar a Fed, quando o seu mandato terminar, em 3 de Fevereiro.

Trump decidiu não renovar o mandato de Yellen, apesar dos elogios generalizados ao seu desempenho desde que sucedeu a Ben Bernanke.

Powell, de 64 anos, já conta com cinco anos e meio na direção da Fed. Advogado e gestor de investimentos por formação, vai ser o primeiro líder da Fed, em 40 anos, sem formação avançada em Economia.

Visto como um centrista, goza de apoio entre republicanos e democratas.

O senador Sherrod Brown, que é o principal democrata na comissão senatorial da Banca, elogiou o desempenho de Powell na Fed.

"O seu registo nos últimos seis anos mostra que é um autor de políticas ponderadas", disse Brown.

Powell, conhecido como um construtor de consensos, pode ajudar a economia dos EUA e ser uma figura unificadora entre os responsáveis do banco central. Enquanto governador da Fed, ele nunca divergiu das decisões do banco central.

Formado na Universidade de Princeton, e em Direito por Georgetown, Powell, conhecido como Jay, passou vários anos na gestão de investimentos, primeiro na Dillon Read e depois no Carlyle Group. O seu trabalho aqui tornou-o uma das pessoas mais ricas a integrar o conselho de governadores da Fed. A informação financeira mais recente que divulgou situa a sua riqueza entre 19,7 milhões e 55 milhões de dólares entre 16 milhões e 45 milhões de euros). Mas, com base na forma como estas declarações estão concebidas, a sua fortuna pode rondar os 100 milhões de dólares.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela