Secções
Entrar

Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Diogo Barreto 01 de março de 2021 às 13:22

O antigo presidente francês estava acusado de corrupção ativa e de tráfico de influências. Sarkozy foi condenado a três anos de prisão, com dois de pena suspensa.

O antigo presidente francês Nicolas Sarkozy foi considerado culpado de corrupção ativa a um magistrado e de tráfico de influências. Foi condenado a três anos de prisão, com dois de pena suspensa. É o segundo presidente a ser condenado no país, mas o primeiro por corrupção activa.

Christophe Morin/IP3/Getty Images

A decisão foi conhecida ao início desta tarde no Tribunal de Paris. O antigo presidente estava acusado de corrupção ativa e de tráfico de influências.

O tribunal considerou ter ficado provado que foi estabelecido um pacto de corrupção entre o então presidente de França e um juiz do Tribunal de Cassação, Gilbert Azibert, para que Sarkozy pudesse obter informações confidenciais que lhe diziam respeito no âmbito do caso Bettencourt, que envolve pagamentos da herdeira multimilionária Liliane Bettencourt a membros do governo ligados ao executivo de Sarkozy.

Em troca, Sarkozy prometeu ajudar Gilbert Azibert a conseguir um posto de prestígio no principado do Mónaco.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela