Secções
Entrar

Rejeitada reunião pedida pela Rússia ONU sobre língua da Ucrânia

21 de maio de 2019 às 09:00

O embaixador russo na ONU convocou sessão de urgência para discutir o uso do "ucraniano como língua oficial" no dia da tomada de posse do novo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Países europeus e os Estados Unidos rejeitaram esta segunda-feira uma reunião do Conselho de Segurança sobre a língua oficial na Ucrânia, pedida pela Rússia, no dia da tomada de posse do novo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

A votação do procedimento contra a reunião recebeu seis votos contra (França, Reino Unido, Alemanha, Polónia, Bélgica e Estados Unidos), enquanto cinco países votaram a favor (Rússia, China, África do Sul, República Dominicana e Guiné Equatorial), registando-se quatro abstenções (Indonésia, Costa do Marfim, Peru e Kuwait).

Nas votações de procedimentos no Conselho de Segurança não há direito de veto.

O embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, convocou esta sessão de urgência em relação a uma lei da Ucrânia sobre o uso do "ucraniano como língua oficial", com Moscovo a referir que "viola diretamente o espírito e a letra" das disposições dos acordos de Minsk (2015).

A lei, que entrará em vigor em julho, foi aprovada pelo parlamento em 25 de abril e já tinha sido denunciada pela Rússia.

Esta reunião foi pedida "sem aviso" pela Rússia, criticou o embaixador francês na ONU, François Delattre, explicando os motivos que levaram a França a pedir que não fosse realizada.

"O objetivo é colocar em apuros o Presidente Zelensky", frisou.

"Não há conflito russo-ucraniano", disse Vassily Nebenzia, salientando que a crise no leste da Ucrânia é um problema deste país.

A questão da linguagem é "dolorosa" na Ucrânia, que fazia parte do Império Russo e depois da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, e onde o uso do ucraniano foi restringido ou mesmo banido por momentos.

A prática do ucraniano progrediu desde a queda da União Soviética em 1991, aumentando desde 2014 e o início da crise com a Rússia.

A Ucrânia, país de quase 45 milhões de habitantes, tem ainda uma grande comunidade de língua russa concentrada no leste e sul.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela