Secções
Entrar

Recurso agrava pena de portuguesa que escondeu filha na mala de um carro em França

16 de outubro de 2019 às 19:52

Serena, a filha de Rosa Cruz, foi encontrada em 2013 dentro da mala de um carro quando tinha dois anos e apresentava graves atrasos no seu desenvolvimento.

A portuguesa que escondeu a filha numa cave, em França, viu hoje agravada a sentença de cinco anos de prisão, com três anos de pena suspensa, para o seu cumprimento efetivo, na sequência de recurso do Ministério Público.

O Ministério Público francês recorreu da sentença de cinco anos de prisão, com três anos de aplicação suspensa, e viu a condenação da portuguesa Rosa Cruz agravada para cinco anos de pena efetiva.

Serena, a filha de Rosa Cruz, foi encontrada em 2013 dentro da mala de um carro quando tinha dois anos e apresentava graves atrasos no seu desenvolvimento.

A portuguesa vivia com o marido e três filhos em Brignac La Plaine, no centro da França, e antes de ter colocado a menina no carro, esta teria vivido sempre na cave da casa.

Tanto o marido como os outros três filhos não teriam conhecimento da existência de Serena.

Quando foi julgada, em novembro do ano passado, o Ministério Público pedia uma pena de oito anos de prisão por Rosa Cruz ter causado profundos atrasos de desenvolvimento físico e mental da sua filha.

No entanto, o tribunal de Correze aplicou uma pena de cinco anos de cadeia, com três anos de pena suspensa.

Já no recurso, o Ministério Público francês pediu uma sentença de 10 anos, mas o Tribunal de Recurso de Limoges decidiu manter a pena decretada na primeira instância, tornando-a efetiva na sua totalidade, o que significa que Rosa Cruz passará cinco anos na prisão.

Este tribunal confirmou ainda a perda de direitos parentais sob Serena e Rosa Cruz será seguida durante seis anos pelos serviços sociojurídicos franceses após sair da prisão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela