Secções
Entrar

Quase 400 migrantes desembarcam ilegalmente numa praia da Sicília, Itália

24 de maio de 2020 às 17:11

Este terá sido mesmo o maior desembarque dos últimos anos na costa siciliana, mas nos últimos dias repetiram-se as chegadas ilegais em diversos pontos do sul do país.

Cerca de 400 migrantes desembarcaram ilegalmente numa praia da ilha da Sicília, Itália, disse hoje a polícia italiana, que colocou em marcha com a guarda costeira uma operação de busca pela embarcação.

De acordo com a agência de notícias italiana ANSA, os migrantes terão sido deixados por um barco a poucos metros de uma praia na região de Agrigento, fugindo de seguida divididos em pequenos grupos pelas estradas locais e pelo campo.

Este terá sido mesmo o maior desembarque dos últimos anos na costa siciliana, mas nos últimos dias repetiram-se as chegadas ilegais em diversos pontos do sul do país.

Já hoje, outras 52 pessoas atingiram com um barco de apenas 10 metros a costa da ilha de Linosa, perto de Lampedusa, onde, no dia anterior, seis tunisinos conseguiram atracar com um pequeno barco. Também no sábado chegaram outros 20 refugiados, a bordo de um barco de borracha, a uma praia em Marsala, no leste da Sicília.

Pela primeira vez desde o início da fase de desconfinamento no país - na sequência do pico da pandemia de covid-19, que fez mais de 32 mil mortos desde fevereiro -, um barco com sete pessoas atracou também na Sardenha, na noite de sexta-feira.

Segundo os dados do Ministério do Interior, datados de sexta-feira, chegaram em 2020 a Itália, pelo menos, 4.445 migrantes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela