Secções
Entrar

Putin destaca campanha contra Ucrânia no discurso do Dia da Vitória

Lusa 09 de maio de 2025 às 09:10

A Rússia assinala sempre no dia 09 de maio o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) mantendo a tradição que se prolonga desde a era soviética.  

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse esta sexta-feira que todo o país apoia a ofensiva na Ucrânia referindo-se diretamente ao conflito que mantém desde 2022, no discurso das cerimónias que marcam a derrota da Alemanha nazi, em 1945.

Mikhail Metzel/ AP

"Todo o país, a sociedade e o povo apoiam aqueles que participam na operação militar especial. Estamos orgulhosos da sua coragem e tenacidade, essa força de espírito que sempre e só nos trouxe a vitória", disse Putin no seu discurso na tribuna em frente ao Mausoléu de Lenine.

A Rússia assinala sempre no dia 09 de maio o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) mantendo a tradição que se prolonga desde a era soviética.  

Hoje, Vladimir Putin e cerca de 20 líderes estrangeiros, incluindo o chefe de Estado da República Popular da China, Xi Jinping e o brasileiro Lula da Silva, assistiram à parada militar na Praça Vermelha, em Moscovo.

Paralelamente, o Presidente russo ordenou um cessar-fogo na Ucrânia de 08 a 10 de maio para assinalar a efeméride.

O Dia da Vitória é o feriado secular mais importante da Rússia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela