Secções
Entrar

Putin agradece a Trump informações que impediram ataque terrorista na Rússia

29 de dezembro de 2019 às 17:47

As autoridades russas detiveram na sexta-feira dois cidadãos russos suspeitos de quererem realizar um ataque em São Petersburgo, em "lugares muito frequentados" no Ano Novo.

O Presidente russo agradeceu hoje ao seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, as informações norte-americanas que permitiram à Rússia impedir ataques terroristas no seu território, informou o Kremlin.

"Vladimir Putin agradeceu a Donald Trump pela comunicação, através dos serviços de inteligência, de informações que permitiram impedir a realização de atos terroristas na Rússia", anunciou a presidência russa em comunicado, sem especificar a natureza dessas informações.

Após esta comunicação, os serviços de segurança russos (FSB), citados pelas agências russas, indicaram que as autoridades russas detiveram na sexta-feira dois cidadãos russos suspeitos de quererem realizar um ataque em São Petersburgo, em "lugares muito frequentados" durante as celebrações do Ano Novo.

O FSB esclareceu que as detenções foram realizadas "com base em informações recebidas anteriormente" pelos parceiros norte-americanos.

"As pessoas detidas tinham provas que atestam a preparação de um ato terrorista", acrescentaram os serviços de segurança russos, que anunciaram também a abertura de uma investigação.

Apesar do antagonismo em muitas questões internacionais, Moscovo e Washington destacam regularmente o desejo mútuo de combater o terrorismo através da troca de informações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela