Secções
Entrar

Procuradores-gerais apelam a paz após eleições nos EUA

Luana Augusto 06 de novembro de 2024 às 01:15

Apelo surge depois de sondagens terem sugerido que muitos norte-americanos estão preocupados com o caos pós-eleitoral e com o potencial acréscimo de violência. 

51 procuradores-gerais dos EUA fizeram um apelo para que haja uma resposta pacífica após serem divulgados os resultados das eleições norte-americanas, antecipando a condenação de quaisquer atos de violência. 

REUTERS/Marco Bello REFILE

"Independentemente dos resultados das eleições de terça-feira, esperamos que os norte-americanos respondam pacificamente e condenamos quaisquer atos de violência relacionados com os resultados. Uma transferência pacífica de poder é o maior testemunho do Estado de Direito, uma tradição que está no cerne da estabilidade da nossa nação", lê-se num comunicado da Associação Nacional de Procuradores-Gerais (NAAG) citado pelo jornal The Hill.

A declaração é assinada pelos principais procuradores de quase todos os estados dos EUA – com a exceção do Indiana, Montana, Texas, Washington, D.C. e dos territórios da Samoa Americana, das Ilhas Marianas no Norte e das Ilhas Virgens. 

"Apelamos a todos os americanos para que votem, participem no discurso civil e, acima de tudo, respeitem a integridade do processo democrático", lê-se na declaração. 

"Vamos unir-nos depois destas eleições, não dividir-nos pelos resultados, mas unir-nos no nosso compromisso partilhado com o estado de direito e a segurança de todos os americanos. A violência não tem lugar no processo democrático; exerceremos a nossa autoridade para fazer cumprir a lei contra quaisquer atos ilegais que a ameacem." 

Este apelo surge depois das sondagens terem sugerido que muitos americanos estão preocupados com o caos pós-eleitoral e com o potencial acréscimo de violência. 

Segundo esta sondagem, cerca de três quartos dos eleitores estão pelo menos um pouco preocupados com a violência relacionada com o resultado das eleições. Vários estados estarão até alegadamente a preparar-se para potenciais confrontos. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela