Secções
Entrar

Primeiro-ministro esloveno felicita Trump por "reeleição" antes de terminar contagem de votos

04 de novembro de 2020 às 12:00

Janez Jansa, em conjunto com o seu homólogo e aliado húngaro, Viktor Orban, foi um dos únicos líderes europeus a apoiar a candidatura de Donald Trump. Considerou ainda que Joe Biden seria "o presidente mais fraco da história dos EUA".

O primeiro-ministro esloveno, Janez Jansa, felicitou hoje o Presidente dos EUA pela sua "reeleição", depois de Donald Trump se ter declarado vencedor das presidenciais antes do final da contagem dos votos.

"É claro que os norte-americanos elegeram Donald Trump", escreveu o chefe do Governo esloveno e líder do partido anti-imigração SDS, numa mensagem divulgada hoje na rede social Twitter.

Janez Jansa, em conjunto com o seu homólogo e aliado húngaro, Viktor Orban, foi um dos únicos líderes europeus a apoiar a candidatura de Donald Trump, tendo considerado que o candidato democrata, Joe Biden, seria "o Presidente mais fraco da história dos Estados Unidos".

Donald Trump declarou-se hoje como vencedor das eleições presidenciais, apesar de a contagem de votos ainda não ter terminado e numa altura em que o seu adversário democrata, Joe Biden, parecia estar numa posição mais favorável.

Donald Trump acabou por ameaçar, no seu discurso, recorrer ao Supremo para tentar parar a contagem de votos.

"Vamos recorrer para o Supremo Tribunal e tentar parar a contagem de votos", disse Trump, numa declaração feita na Casa Branca, perante uma audiência dos seus apoiantes.

A equipa do candidato democrata, Joe Biden, reagiu, afirmando que vai contrariar quaisquer esforços do rival republicano de recorrer ao Supremo Tribunal para parar a contagem de votos.

Numa declaração, a candidatura democrata disse que a ameaça de Trump de recorrer ao Supremo Tribunal é "escandalosa, sem precedentes e incorreta".

Segundo projeções dos principais ‘media’ norte-americanos, o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, está à frente do Presidente norte-americano, Donald Trump, com 236 delegados contra 213 no Colégio Eleitoral.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela