Secções
Entrar

Presidente propõe criação de agência europeia de cibersegurança

13 de setembro de 2017 às 12:34

Jean-Claude Juncker apontou como uma das prioridades do programa de trabalho para 2018 "reforçar a protecção da Europa na era digital"

O presidente da Comissão Europeia propôs hoje, durante o seu discurso sobre o Estado da União, a criação de uma agência europeia de cibersegurança, argumentando que os ataques informáticos podem ser "mais perigosos do que armas e tanques".

Dirigindo-se ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, Jean-Claude Juncker apontou como uma das prioridades do programa de trabalho para 2018 "reforçar a protecção da Europa na era digital".

O líder europeu disse que, apesar do trabalho realizado, como o combate à propaganda terrorista e radicalização na Internet, "a Europa ainda não está devidamente equipada para os ataques informáticos".

"Os ataques informáticos podem ser mais perigosos para a estabilidade das democracias e das economias do que armas e tanques", sustentou, apontando que só no último ano foram registados mais de 4.000 ataques do tipo 'ransomware' com vírus informáticos por dia e 80% das empresas europeias foram vítimas de pelo menos um incidente a nível de cibersegurança.

Sublinhando que "os ataques informáticos não conhecem fronteiras e ninguém está imune", Juncker defendeu então a necessidade de a Europa se dotar de "novas ferramentas, incluindo uma Agência Europeia de Cibersegurança", que a ajude a defender-se de tais ataques.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela