Secções
Entrar

Polícia Marítima fica na Grécia até janeiro de 2021

22 de janeiro de 2020 às 14:44

Governo estendeu, por mais um ano, a missão da Polícia Marítima na Grécia, ao serviço da agência europeia de fronteiras.

O Governo estendeu, por mais um ano, até janeiro de 2021, a missão da Polícia Marítima na Grécia, ao serviço da agência europeia de fronteiras, FRONTEX, anunciou hoje o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.

Em declarações à agência Lusa, Gomes Cravinho afirmou que a Polícia Marítima, "ao longo destes últimos anos, fez um trabalho extraordinário na Grécia, um trabalho que não tem valor, dado que salvou a vida de centenas de pessoas", e retirou "cerca de sete mil pessoas" do mar.

"Esse trabalho tem sido muito reconhecido pelas autoridades gregas e pelos outros países com quem trabalhamos na operação da FRONTEX foi pedido que ficássemos mais um ano", disse.

O Governo, concluiu, fez uma avaliação e daí a "decisão de renovar até 31 de janeiro de 2021 a estadia da Polícia Marítima na Grécia na ilha de Lesbos", onde chegam "muitos e muitos milhares de refugiados, sírios afegãos e de outros países", que querem chegar à Europa.

Ainda há uma semana, em 15 de janeiro, a Polícia Marítima portuguesa detetou uma embarcação com 50 migrantes a bordo, a navegar junto à baía de Ormos Mourtias, na ilha de Samos, na Grécia.

Segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional, estavam 20 crianças, 14 mulheres e 16 homens a bordo do bote.

A Política Marítima portuguesa está integrada na operação Poseidon, sob a alçada da agência europeia FRONTEX, e presta apoio às autoridades gregas no mar Mediterrâneo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela