Secções
Entrar

Polícia e Guarda Civil não foram questionadas pela Bélgica sobre imã

23 de agosto de 2017 às 13:17

Esta informação vem desmentir as afirmações do autarca do município belga de Vilvoorde, Hans Bonte

A Polícia e a Guarda Civil espanholas afirmam que não receberam qualquer informação das autoridades belgas sobre o imã de Ripoll, Abdelbaki Es Satty, alegado instigador dos atentados da Catalunha, segundo avançaram fontes da luta anti-terrorista à agência Efe. 

Esta informação vem desmentir as afirmações do autarca do município belga de Vilvoorde, Hans Bonte, que assegurou ter comunicado às forças de segurança espanholas as suas suspeitas sobre o imã, embora sem mencionar a que corpo se referia.

Numa entrevista à Efe, o presidente da câmara de Vilvoorde garantiu que o imã, considerado o cabecilha da célula autora dos atentados de Barcelona e Cambrils (Terragona), despertou receios na própria comunidade muçulmana da zona, que decidiu expulsá-lo da mesquita.

Segundo o autarca, após as investigações que se realizaram sobre Es Satty, que viveu na localidade belga no início de 2016, concluiu-se que nem às autoridades daquele país, nem às espanholas contactadas constava então qualquer prova ou vínculo directo do imã de Ripoll a actos de terrorismo ou outras formas de criminalidade.

De qualquer forma, o autarca não mencionou em momento algum o corpo policial a que se dirigiram para indagar sobre o imã, que morreu na explosão da casa de Alcanar onde os terroristas preparavam um atentado de grandes dimensões e onde teriam mais de uma centena de botijas de butano.

O imã de Ripoll estava disposto a imolar-se, de acordo com o depoimento prestado terça-feira na Audiência Nacional por Fernando Andreu, o detido ferido na explosão.

Em seu nome apareceram bilhetes de avião com destino à Bélgica, encontrados nos escombros de Alcanar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela