Secções
Entrar

Perigo imediato afastado, ameaça terrorista continua, diz Merkel

23 de dezembro de 2016 às 15:40

"Podemos estar aliviados pelo facto de o perigo imediato ter sido afastado", mas "o perigo terrorista no seu conjunto continua presente, como há vários anos", declarou Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje que o perigo "imediato" foi afastado, após a morte do presumível autor do atentado de Berlim, abatido em Milão, mas que a ameaça terrorista continua presente.

"Podemos estar aliviados pelo facto de o perigo imediato ter sido afastado", mas "o perigo terrorista no seu conjunto continua presente, como há vários anos", declarou Merkel à imprensa em Berlim.

O tunisino Anis Amri, que terá conduzido o camião que na segunda-feira abalroou um mercado de Natal em Berlim, matando 12 pessoas e ferindo 48, foi abatido numa troca de tiros com a polícia italiana durante um controlo policial.

O grupo extremista Estado Islâmico já anunciou que o homem abatido hoje pela polícia italiana em Milão foi o autor do ataque mortífero ao mercado de Natal no centro de Berlim.

Merkel também expressou profundo agradecimento às autoridades italianas e em particular aos dois polícias que confrontaram o tunisino.

A chanceler disse ainda ter ordenado uma investigação abrangente ao caso de Anis Amri, que as autoridades alemãs seguiram durante meses este ano por suspeita de planear um ataque.

"A nossa democracia, o nosso Estado de direito, os nossos valores e a nossa humanidade" são as alternativas ao "mundo cheio de ódio do terrorismo" e vão prevalecer, disse Merkel.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela