Secções
Entrar

Pelo menos 46 pessoas morreram após passagem do tufão Kalmaegi pelas Filipinas

Luana Augusto 04 de novembro de 2025 às 21:08

Tufão deixou pessoas presas em telhados e carros submersos. Prevê-se que este atinja o Vietname na noite de quinta-feira.

Pelo menos 46 pessoas morreram depois de o tufão Kalmaegi ter provocado fortes chuvas e inundações no centro das Filipinas. Entre as vítimas mortais estão seis pessoas que seguiam a bordo do helicóptero militar Huey, que se preparava para realizar missões humanitárias de resposta a desastres, e que caiu na ilha de Mindanao.
Um mar de lama e carros empilhados: tufão deixa rasto de destruição nas Filipinas
Este tufão atingiu a costa das Filipinas na manhã desta terça-feira e trouxe consigo rajadas de vento que atingiram os 195 km/h. Como consequência, houve quem tivesse ficado preso em telhados e alguns carros ficaram submersos.  "Recebemos tantas chamadas de pessoas a pedirem para as resgatarmos de telhados e das suas casas, mas é impossível. Há tantos destroços, vemos carros a flutuar...Temos de esperar a enchente baixar", disse o secretário-geral da Cruz Vermelha das Filipinas citado pela . Os ventos fortes já arrancaram telhados e danificaram cerca de 300 barracas na comunidade de Homonhon - onde não há mortes nem feridos a lamentar, segundo a presidente da câmara, Annaliza Gonzales Kwan. Já nas ilhas Visayas, centenas de pessoas foram obrigadas a retirarem-se e 180 voos de e para as áreas afetadas foram cancelados. O governo do Vietname entretanto já disse que se está a preparar para o pior cenário. A previsão é que o tufão deixe as Filipinas entre quarta e quinta-feira e que atinja o Vietname na noite de quinta-feira. Na semana passada, o Vietname já havia sofrido fortes inundações que mataram pelo menos 40 pessoas e deixaram seis desaparecidas.
Todos os anos as Filipinas são atingidas por cerca de 20 tufões. Ainda em setembro o país foi atingido por duas grandes tempestades, nomeadamente pelo supertufão Ragasa, que matou pelo menos três pessoas e obrigou outras milhares a abandonarem as aldeias.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela