Secções
Entrar

OMS anula nomeação de Mugabe como embaixador da boa-vontade

22 de outubro de 2017 às 14:36

A nomeação tinha suscitado a indignação de activistas que consideram que o sistema de saúde do Zimbabué colapsou durante o regime autoritário de Mugabe.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que decidiu anular a nomeação do Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, como embaixador da boa vontade da organização, após várias críticas a esta escolha.

"Ouvi cuidadosamente todos os que expressaram preocupação e as distintas questões que foram manifestadas", disse o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa declaração escrita.

1 de 3
Foto: EPA/Lusa e Reuters
Foto: Reuters
Foto: Kimimasa Mayama/Reuters

"Nos últimos dias refleti sobre a nomeação (…). Como tal decidi revogar a nomeação", acrescenta o responsável máximo da OMS.

A nomeação de Mugabe como embaixador da boa vontade da OMS, anunciada esta semana, suscitou a indignação de activistas que consideram que o sistema de saúde do Zimbabué colapsou durante o regime autoritário de Mugabe, que está no poder desde 1980.

A OMS tinha apontado e os esforços do Zimbabué na luta contra o tabaco e doenças não transmissíveis para justificar a polémica escolha do presidente Robert Mugabe.

Além dos activistas, também o Reino Unido, antiga potência colonial, fez críticas a essa nomeação, considerando a decisão da OMS "surpreendente e decepcionante, em particular à luz das sanções dos Estados Unidos e da União Europeia contra" Mugabe.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela