Secções
Entrar

O ataque russo que obrigou Mykhailo, seis anos, a despedir-se dos irmãos

Leonor Riso 01 de maio de 2023 às 11:23

Sofia Shulha, de 12 anos, e Kyrylo Pysaryev, de 17 anos, foram duas das quatro crianças mortas quando um míssil atingiu um prédio residencial em Uman.

Este domingo, deu-se o funeral de duas das quatro crianças mortas por um ataque russo à cidade ucraniana de Uman, a 200 quilómetros a sul de Kiev. O ataque ocorreu no dia 28 de abril.

1 de 6
Foto: REUTERS/Carlos Barria
Foto: REUTERS/Carlos Barria
Foto: REUTERS/Carlos Barria
Foto: REUTERS/Carlos Barria
Foto: REUTERS/Carlos Barria
Foto: REUTERS/Carlos Barria

Sofia Shulha, de 12 anos, e Kyrylo Pysaryev, de 17 anos, encontram-se entre essas vítimas. Os pais, Inna e Dmitri, não quiseram falar aos jornalistas mas permitiram que as cerimónias fossem filmadas. Um dos filhos sobreviveu: Mykhailo, de seis anos.

"Eu vivo perto. Conhecia estas crianças, as mais novas, desde que eram pequenas, e batizei-as nesta igreja. Preocupo-me com todos porque tenho filhos e sou um cidadão deste país e vivo nesta cidade há 15 anos", relatou o padre Fyodor Botsu à Associated Press. 

O ataque de míssil matou 23 pessoas, quase todas moradores num prédio residencial. 109 pessoas foram afetadas e 27 apartamentos foram completamente destruídos.

Já na madrugada de 30 de abril para 1 de maio, a Rússia continuou a lançar mísseis por toda a Ucrânia, causando uma explosão que feriu 34 pessoas e deixou dezenas de casas danificadas.

A Ucrânia adianta que 15 dos 18 mísseis cruzeiro foram abatidos, protegendo a capital Kiev e outras grandes cidades após os alarmes antiaéreos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela