Secções
Entrar

Moscovo proíbe circulação de camiões ucranianos

14 de fevereiro de 2016 às 18:33

O Ministério dos Transportes da Rússia proibiu este domingo com efeito imediato a entrada e circulação de camiões ucranianos em território russo, em resposta a um bloqueio de centenas de camiões russos no país vizinho

O Ministério dos Transportes da Rússia proibiu hoje com efeito imediato a entrada e circulação de camiões ucranianos em território russo, em resposta a um bloqueio de centenas de camiões russos no país vizinho.

"A medida vai manter-se em vigor até que a parte ucraniana resolva a situação de bloqueio de transportes de carga em território da Ucrânia", refere um comunicado das autoridades russas.

Mais de cem camiões russos que se deslocam entre a União Europeia e a Rússia estão bloqueados por grupos de cidadãos ucranianos desde há três dias, segundo as autoridades de Moscovo. Outros 500 camiões estão retidos em fronteiras entre a UE e a Ucrânia.

"Isto acontece quando só entre 11 e 12 de Fevereiro, 1.038 camiões ucranianos entraram ou saíram sem qualquer entrave do nosso país", apontou o Ministério dos Transportes russo.

O bloqueio e retenção de camiões russos na Ucrânia "é uma grave violação do acordo entre os governos da Rússia e da Ucrânia (...) que obriga as partes a garantirem o trânsito" do transporte de carga.

As relações entre a Rússia e a Ucrânia atravessam o pior momento da sua história, depois da anexação da península da Crimeia por Moscovo e da rebelião pró-russa no leste da Ucrânia, um movimento separatista que conta com o apoio do Kremlin.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela