Secções
Entrar

Morreu o marido do jornalista Glenn Greenwald

Leonor Riso 09 de maio de 2023 às 13:27

David Miranda tinha 37 anos e estava internado há quase um ano.

Morreu David Miranda, ex-deputado estadual do Brasil e marido de Glenn Greenwald, o jornalista norte-americano que revelou a história de Edward Snowden e da vigilância feita pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, no jornalThe Guardian.

REUTERS/Ricardo Moraes

David Miranda estava internado desde agosto de 2022 e faria 38 anos esta quarta-feira, dia 10. Foi diagnosticado com uma infeção gastrointestinal e sofreu infeções sucessivas ao longo do internamento que começou em agosto de 2022.

Em março, o jornalista já tinha indicado nas redes sociais que o marido, que foi deputado pelo Partido Democrático Trabalhista no Brasil, não tinha muito tempo de vida.

A morte foi confirmada por Glenn Greenwald nas redes sociais: "A sua morte, cedo de manhã, aconteceu depois de uma batalha de nove meses nos cuidados intensivos. Morreu em paz, rodeado pelos nossos filhos, família e amigos."


Em 2013, David Miranda foi detido no aeroporto de Heathrow, em Londres, sob uma lei antiterrorismo. Depois de ser questionado durante nove horas, acabou por ser libertado sem acusação.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela