Secções
Entrar

Ministro na Nova Zelândia é demitido após ser acusado de ter relações com funcionária

22 de julho de 2020 às 07:43

Iain Lees-Galloway, o ministro da Imigração neozelandês, é acusado de ter um caso consensual durante cerca de um ano com uma mulher que inicialmente esteve empregada numa das agências sob supervisão do ministro, e que mais tarde trabalhou como funcionária no seu gabinete.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou hoje que demitiu o ministro da Imigração, Iain Lees-Galloway, por ter uma relação imprópria com uma subordinada.

Ardern disse ter tomado conhecimento das alegações na terça-feira, afirmando que o ministro tinha demonstrado uma significativa falta de discernimento.

"As suas ações acabaram por me levar a perder a confiança nele enquanto ministro", disse Ardern.

A governante afirmou que Iain Lees-Galloway teve um caso consensual durante cerca de um ano com uma mulher que inicialmente esteve empregada numa das agências sob supervisão do ministro, e que mais tarde trabalhou como funcionária no seu gabinete.

A primeira-ministra neozelandesa, que lidera o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, disse que o ministro se expôs a acusações de ter usado indevidamente o cargo, sobretudo por ter a tutela das relações laborais e segurança no trabalho.

Lees-Galloway, de 41 anos, aceitou a decisão de Ardern e pediu desculpa, precisando que não seria candidato nas próximas eleições, que se realizam em setembro.

"Agi de forma completamente inadequada na minha posição e não posso continuar como ministro", admitiu Lees-Galloway numa declaração, citada pela agência Associated Press (AP).

O caso foi o mais recente de uma série de escândalos no Parlamento da Nova Zelândia.

Um dia antes, o deputado da oposição Andrew Falloon demitiu-se, após ter alegadamente enviado imagens sexualmente explícitas a várias mulheres, incluindo uma estudante universitária.

Falloon não comentou as alegações, mas pediu desculpa por ter cometido erros não especificados, informando que estava a receber aconselhamento em matéria de saúde mental.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela