Secções
Entrar

Médio Oriente: Ministros do partido de Netanyahu pedem anexação da Cisjordânia ainda este mês

Lusa 02 de julho de 2025 às 21:28

O objetivo é "evitar outro massacre no coração do país" como o de 7 de outubro de 2023 e pedem ao primeiro-ministro que o faça antes do final da sessão de verão do Parlamento, a 27 de julho, segundo o jornal The Times of Israel.

Os ministros do partido Likud, do primeiro-ministro israelita, exortaram esta quairta-feira Benjamin Netanyahu a anexar a Cisjordânia antes do final do mês, aproveitando os avanços "históricos" contra o Irão e aliados, em alusão ao Hamas.

Numa carta assinada, entre outros, pelos ministros dos Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, da Defesa, Israel Katz, e da Energia, Eli Cohen, bem como pelo presidente do parlamento, Amir Ohana, pedem que esses avanços sejam concluídos, para acabar com a "ameaça existencial" que existe "a partir de dentro".

"Este é o momento de aprovar no Governo a decisão de aplicar a soberania", incentivaram o primeiro-ministro, que na próxima semana viaja para Washington, onde se reunirá com o Presidente dos Estados Unidos e aliado, Donald Trump.

O objetivo, salienta o documento, é "evitar outro massacre no coração do país" como o de 7 de outubro de 2023 e pedem ao primeiro-ministro que o faça antes do final da sessão de verão do Parlamento, a 27 de julho, segundo o jornal The Times of Israel.

"A parceria estratégica e o apoio dos Estados Unidos e do Presidente Donald Trump tornaram este um momento propício para avançar agora e garantir a segurança de Israel por gerações", argumentaram.

O ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, que pertence ao partido de extrema-direita Sionismo Religioso, comemorou a iniciativa dos colegas do executivo e garantiu que, assim que Netanyahu der a ordem, estará pronto para aplicar a "soberania" israelita na Cisjordânia.

"Prometo ao primeiro-ministro que, no dia em que ele der a ordem, a administração dos assentamentos, dirigida por mim, estará praticamente pronta para aplicar imediatamente a soberania", enfatizou o ministro na rede X.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela