Secções
Entrar

Mariano Rajoy apresenta Governo minoritário

03 de novembro de 2016 às 08:22

O conservador do Partido Popular foi eleito presidente do executivo no sábado com 170 votos a favor, 111 contra e 68 abstenções

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, apresenta esta quinta-feira em Madrid a composição do seu executivo que, apoiado apenas no grupo minoritário do Partido Popular no parlamento, terá de saber dialogar e construir pontes com a oposição.

O líder do Partido Popular (PP, direita) foi reconduzido no sábado como chefe do executivo pelo Congresso dos Deputados (parlamento), com 170 votos a favor, 111 contra e 68 abstenções.

Mariano Rajoy vai apresentar hoje a composição do executivo que é apoiado apenas pelo grupo do PP, com 137 deputados num total de 350 membros no parlamento e já se manifestou "consciente do que isso significa" e disposto a pedir a colaboração de outros partidos, principalmente do Cidadãos (centro) e do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE).

O novo chefe do executivo espanhol assegurou que pretende "corrigir tudo o que mereça correcção, melhorar tudo o que for melhorável e ceder em tudo o que seja razoável", mas não "derrubar tudo o que foi construído".

Na votação de sábado o Cidadãos (32 deputados) e a Coligação Canária (uma deputada) votaram a favor à espera que o PP concretize uma série de reformas negociadas anteriormente. A maioria do grupo parlamentar do PSOE (85 deputados) absteve-se para evitar a realização das terceiras eleições no espaço de um ano, uma decisão controversa que dividiu o partido.

A tomada de posse de Mariano Rajoy na segunda-feira pôs fim a 10 meses de grande instabilidade e impasse político em Espanha, com as várias forças políticas incapazes de chegar a acordo entre elas.

Os novos ministros tomam posse na sexta-feira numa cerimónia presidida pelo rei Felipe VI.

O PP foi o partido mais votado, mas sem conseguir a maioria absoluta, tanto nas eleições que se realizaram a 20 de Dezembro de 2015 como nas eleições de 26 de Junho, em que aumentou a percentagem de votantes e o número de deputados.

O PP teve em Junho 33,0% dos votos e 137 deputados, seguido pelo PSOE com 22,7% e 85 deputados, Unidos Podemos (extrema-esquerda) com 21,1% e 71 deputados e Cidadãos com 13,0% e 32 deputados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela