Secções
Entrar

Mais refugiados norte-coreanos chegam à Coreia do Sul

12 de abril de 2016 às 08:56

O número de refugiados norte-coreanos que chegou à Coreia do Sul no primeiro trimestre do ano aumentou 17,5% face ao período homólogo de 2015

Segundo os dados oficiais, 342 pessoas fugidas da Coreia do Norte conseguiram alcançar território sul-coreano entre Janeiro e Março, contra as 291 do primeiro trimestre de 2015. Este dado mostra que houve uma inversão na tendência de baixa dos últimos anos.

No conjunto de 2015, a Coreia do Sul recebeu 1 277 pessoas que fugiram do país vizinho, uma descida em comparação com os 1 397 chegados em 2014 e menos de metade das 2 706 que entraram em solo sul-coreano em 2011.

O número de refugiados norte-coreanos chegados à Coreia do Sul alcançou o nível máximo em 2009, mas desde então tem vindo a diminuir, especialmente desde que, em finais de 2011, Kim Jong-un chegou ao poder na Coreia do Norte, sucedendo ao pai.

Seul tem atribuído a redução ao reforço dos controlos na fronteira por parte do novo líder, que intensificou a vigilância e endureceu penas para evitar que os guardas aceitem subornos.

Aproximadamente 29 mil norte-coreanos encontraram refúgio na Coreia do Sul depois de terem escapado do seu país desde o armistício da Guerra da Coreia (1950-53).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela