Secções
Entrar

Mais de 540 norte-coreanos fugiram este ano para a Coreia do Sul

02 de julho de 2019 às 11:27

O número de pessoas em fuga do hermético país asiático atingiu um pico anual de 2.914 em 2009. Desde que Kim Jong-un chegou ao poder, o número médio anual de "desertores" situa-se entre mil e 1.500 pessoas.

Mais de 540 norte-coreanos fugiram para a Coreia do Sul no primeiro semestre de 2019, mais 12% do que em igual período do ano passado, informou esta terça-feira o Governo sul-coreano.

Entre janeiro e junho deste ano, 546 norte-coreanos fugiram desertaram para o país vizinho, quando em igual período de 2018 tinham sido registados 487, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Unificação sul-coreano.

O número de pessoas em fuga do hermético país asiático atingiu um pico anual de 2.914 em 2009. Desde que o atual líder norte-coreano, Kim Jong-un, chegou ao poder, no final de 2011, o número médio anual de "desertores" situa-se entre mil e 1.500 pessoas.

Mais de 32.000 norte-coreanos vivem atualmente na Coreia do Sul, que anunciou planos para expandir os subsídios estatais para ajudar estes refugiados a instalarem-se no país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela