Secções
Entrar

Mais de 235.000 deslocados na Síria devido a recentes combates

27 de dezembro de 2019 às 13:09

Desde 16 de dezembro que as forças de Bashar al-Assad, apoiadas pela aviação russa, têm intensificado os bombardeamentos na região de Idlib, onde também participam em violentos combates terrestres contra jihadistas e rebeldes.

A intensificação dos combates e dos bombardeamentos do regime da Síria e do seu aliado russo na província de Idlib (noroeste) causou mais de 235.000 deslocados em menos de duas semanas, indicou esta sexta-feira a ONU.

Desde 16 de dezembro que as forças de Bashar al-Assad, apoiadas pela aviação russa, têm intensificado os bombardeamentos na região de Idlib, onde também participam em violentos combates terrestres contra ‘jihadistas’ e rebeldes.

Os deslocamentos em massa, registados entre 12 e 25 de dezembro, dizem sobretudo respeito à cidade de Maaret al-Noomane e aos seus arredores, agora "praticamente vazios", adiantou a ONU num comunicado.

A maioria dos deslocados fugiu para o norte, para as cidades de Ariha, Sarageb e Idlib, ou para campos de deslocados já superlotados ao longo da fronteira com a Turquia e alguns foram para zonas controladas por rebeldes pró-turcos no norte de Alepo, precisou a organização.

Correspondentes da agência France-Presse na região de Idlib relataram nos últimos dias longas filas de veículos carregados com o que as pessoas conseguem juntar à pressa.

O regime, que controla mais de 70% do território sírio, tem afirmado repetidamente estar determinado em recuperar Idlib.

Damasco e Moscovo realizaram uma grande ofensiva entre abril e agosto, que causou a morte de um milhar de civis, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), e provocou a fuga de 400.000 pessoas, de acordo com a ONU.

A guerra na Síria, desencadeada em 2011 pela repressão de manifestações pró-democracia, causou mais de 370.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela