Secções
Entrar

Mais de 100 pessoas detidas na Bielorrússia na sequência de manifestações

20 de setembro de 2020 às 18:50

Vestidos de vermelho e branco, as cores da oposição, os manifestantes marcharam na Avenida dos Vencedores em Minsk e dirigiram-se à tarde em direção ao Palácio da Independência, residência de Alexander Lukashenko.

Mais de 100 pessoas foram hoje detidas na Bielorrússia, na sequência de manifestações da oposição contra a reeleição do Presidente Alexandre Lukashenko, de acordo com o grupo de defesa dos direitos humanos bielorrusso Viasna.

A organização não-governamental (ONG) identificou pelo menos 80 detenções na capital do país, Minsk, onde uma nova marcha pacífica reuniu dezenas de milhar de pessoas.

De acordo com a mesma, cerca de 47 pessoas foram igualmente detidas no decurso de manifestações na província, nomeadamente em Gomel, Brest e Grodno.

Vestidos de vermelho e branco, as cores da oposição, os manifestantes marcharam na Avenida dos Vencedores (em Minsk) e dirigiram-se à tarde em direção ao Palácio da Independência, residência de Alexandre Lukashenko, no noroeste da capital.

A Bielorrússia tem sido palco de várias manifestações desde 09 de agosto, quando Alexander Lukashenko conquistou um sexto mandato presidencial, numas eleições consideradas fraudulentas pela oposição e parte da comunidade internacional.

Nos primeiros dias de protestos, a polícia deteve cerca de 7.000 pessoas e reprimiu centenas de forma musculada, suscitando protestos internacionais e ameaça de sanções.

Os Estados Unidos, a União Europeia e diversos países vizinhos da Bielorrússia rejeitaram a recente vitória eleitoral de Lukashenko e condenaram a repressão policial, exortando Minsk a estabelecer diálogo com a oposição.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela