Secções
Entrar

Líderes indígenas australianos pedem reflexão após vitória do "não" a terem mais voz

Lusa 15 de outubro de 2023 às 11:35

O referendo incidiu sobre uma proposta de emenda à Constituição de 1901 para criar um órgão de membros eleitos da comunidade indígena, denominado Voz.

Os líderes indígenas australianos pediram uma semana de silêncio e reflexão após a rejeição maciça em refendo da criação de um órgão consultivo para lhes dar voz no poder legislativo e executivo na Austrália.

AAP Image/Mick Tsikas via REUTERS

"Chegou o momento de refletir sobre as razões deste trágico resultado", refere uma declaração dos líderes indígenas divulgada após os resultados do referendo de sábado, segundo a ABC australiana.

"Agora é tempo de silêncio, de luto e de refletir sobre as consequências", acrescenta.

O referendo incidiu sobre uma proposta de emenda à Constituição de 1901 para criar um órgão de membros eleitos da comunidade indígena, denominado Voz, que, para ser bem-sucedido, tinha de obter a maioria dos votos e a vitória em quatro dos seis estados.

O "não" ganhou com 60,5% dos votos totais e prevaleceu nos seis estados, enquanto o "sim" obteve 39,5% dos votos, de acordo com os resultados da Comissão Eleitoral Australiana.

Apesar do tom melancólico da declaração, os líderes indígenas encorajaram as suas comunidades a reerguerem-se e a usarem a sua "força e vontade" para "se juntarem e, quando apropriado, decidirem cuidadosamente o caminho a seguir".

"Quando decidirmos uma nova direção em defesa dos nossos direitos, voltaremos a reunir-nos", acrescenta o texto, que também agradece ao primeiro-ministro, Anthony Albanese, pela sua campanha a favor do referendo.

Os indígenas representam 3,8% dos mais de 26 milhões de habitantes da Austrália, a única nação industrializada com um passado colonial que não reconhece os indígenas na sua Constituição.

Os chamados aborígenes são o povo indígena mais difundido na Austrália, enquanto os habitantes das Ilhas do Estreito de Torres são de cultura melanésia e vêm das ilhas do nordeste do país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela