Secções
Entrar

Juncker condena ataque em Estrasburgo, cidade "símbolo da paz e da democracia"

11 de dezembro de 2018 às 23:16

A cidade francesa acolhe esta semana a sessão plenária do Parlamento Europeu, órgão que se reúne ali uma vez por mês.

O presidente da Comissão Europeia condenou esta terça-feira "com grande firmeza" o tiroteio em Estrasburgo, que provocou a morte de quatro pessoas e feriu várias, salientando que a cidade é, "por excelência, símbolo da paz e da democracia europeias".

"Os meus pensamentos estão com as vítimas do tiroteio de Estrasburgo, que condeno com grande firmeza", escreveu Jean-Claude Juncker no seu perfil da rede social Twitter, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

"Estrasburgo é, por excelência, uma cidade símbolo da paz e da democracia europeias, que defenderemos sempre. A Comissão está ao lado de França", acrescentou Jean-Claude Juncker.




Pelo menos quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas no tiroteio que ocorreu hoje na cidade francesa de Estrasburgo, perto da zona onde ocorre o mercado de Natal, anunciaram as autoridades francesas.

"Pelas 20h00 [19:00 em Lisboa], um homem armado entrou no perímetro do mercado de Natal pela ponte de Corbeau e dirigiu-se para a rua de Orfèvres", referiu a prefeitura em comunicado, que pediu à população para permanecer em casa.

O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, afirmou que o autor dos disparos está identificado pelas autoridades e tem antecedentes criminais.

Fontes policiais referem que o atirador foi ferido antes de fugir, existindo também informações de trocas de tiros num bairro de Estrasburgo para onde o suspeito se terá dirigido após o tiroteio.

O Ministério Público francês abriu uma investigação por homicídio e tentativa de homicídio relacionada com uma organização terrorista, assim como por associação terrorista.

Entretanto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português fez saber que está a acompanhar o tiroteio através do Consulado Geral de Estrasburgo, que está em contacto com as autoridades locais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela