Secções
Entrar

Israel ordena ataques "intensos" em Gaza

Luana Augusto 28 de outubro de 2025 às 16:37

Em causa está a possibilidade de o Hamas ter violado o acordo de cessar-fogo.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ordenou esta terça-feira a realização de ataques "intensos" na Faixa de Gaza. 
Bombardeamentos em Gaza causam mortes após anúncio do Hamas e apelo de Donald Trump AP Photo/Leo Correa
 “No seguimento de consultas de segurança, o primeiro-ministro Netanyahu ordenou o exército a realizar imediatamente fortes ataques na Faixa de Gaza”, escreveu o gabinete do primeiro-ministro na rede social X.   Israel alega que o Hamas violou claramente o acordo de cessar-fogo, assinado a 10 de outubro. Segundo o jornal The Jerusalem Post, o grupo palestiniano terá disparado um míssil antitanque e tiros contra os soldados israelitas. Como consequência, as Forças de Defesa de Israel (IDF) realizaram ataques contra uma infraestrutura do grupo palestiniano, localizada no sul de Gaza, confirmou esta terça-feira o gabinete de Netanyahu citado pelo The Jerusalem Post. "A resposta a estas violações será muito mais significativa do que as respostas da última vez", disse ao mesmo jornal uma fonte israelita. O Hamas entretanto já reagiu a esta decisão. Em comunicado, o grupo acusou Israel de "fabricar falsos pretextos para levar a cabo novos passos agressivos" em Gaza e garantiu que o país está a obstruir os esforços do Hamas para encontrar os corpos de reféns mortos em Gaza. Em atualização
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela