Secções
Entrar

ISIS reivindica morte de 44 pessoas em cidade síria

27 de julho de 2016 às 15:54

Auto-proclamando Estado Islâmico revelou que o atentado na cidade síria de maioria curda Qamishli foi perpetrado por um suicida que conduziu um camião carregado de explosivos

O auto-proclamado Estado Islâmico (EI) reivindicou ataque bombista que fez pelo menos 44 mortos e cerca de 140 feridos na cidade síria de Qamishli, perto da fronteira com a Turquia. Foi através de um comunicado divulgados nas redes sociais, que os extremistas sunitas referiram que o atentado nesta cidade de maioria curda foi perpetrado por um suicida que conduziu um camião carregado de explosivos.

 

Segundo o ISIS, o ataque foi realizado "em resposta aos crimes cometidos pelas forças aéreas da coligação" na cidade de Manbij, um bastião dos jihadistas na província de Alepo, no norte da Síria.

 

Os combatentes curdos têm assumido um papel fundamental na luta contra os extremistas sunitas no norte e no nordeste da Síria e constituem o núcleo das Forças Democráticas da Síria, que tentam actualmente libertar a cidade de Manbij do domínio do grupo terrorista.

 

Os esforços para libertar a cidade de Manbij têm sido apoiados por ataques aéreos conduzidos pela coligação internacional liderada pelos EUA, envolvida na luta contra o EI na Síria e no Iraque.

 

A cidade síria de Qamishli é um alvo regular de atentados bombistas, muitos deles reivindicados pelo Estado Islâmico. O controlo da cidade é partilhado pelo regime sírio e as autoridades curdas sírias, que declararam zonas de "administração autónoma" em áreas do norte e do nordeste da Síria.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela