Secções
Entrar

Irão executa espião que forneceu informação sobre Soleimani aos EUA e Israel

09 de junho de 2020 às 10:31

Mahmoud Mousavi Majd é acusado de ter dado informações sobre o general da Guarda Revolucionária Qassem Soleimani, morto num ataque realizado pelos norte-americanos em Bagdad, em janeiro.

O Irão vai executar um homem condenado por fornecer informações aos Estados Unidos e Israel sobre o general da Guarda Revolucionária Qassem Soleimani, morto num ataque realizado pelos norte-americanos em Bagdad, em janeiro, anunciou hoje fonte oficial.

O porta-voz do judiciário iraniano, Gholamhossein Esmaili, divulgou pouca informação sobre o homem condenado, mas forneceu o seu nome: Mahmoud Mousavi Majd.

Esmaili acusou Majd de partilhar informações de segurança sobre os Guardiães da Revolução e a sua unidade Força Quds (encarregada das operações no estrangeiro dos Guardiães), a qual Soleimani comandava.

Majd estava "ligado à CIA (agência de informação dos EUA) e à Mossad (agência de informação israelita)", declarou o porta-voz.

Nenhuma das agências de informação citadas comentou as declarações das autoridades iranianas.

Esmaili não disse quando Majd seria executado, somente que seria "em breve".

O porta-voz também não ligou diretamente as informações supostamente oferecidas por Majd à morte de Soleimani.

Em 03 de janeiro, o general Qassem Soleimani foi morto num ataque com um ‘drone’ realizado pelos Estados Unidos em Bagdad, no Iraque.

O ataque, ocorrido em Bagdad, também matou Abu Mahdi al-Muhandis, vice-comandante das milícias apoiadas pelo Irão no Iraque, conhecidas como Forças de Mobilização Popular, e cinco outras pessoas, incluindo o oficial de protocolo do aeroporto das milícias, Mohammed Reda.

Mais tarde, o Irão retaliou com um ataque de míssil balístico contra as forças norte-americanas no Iraque. Naquela mesma noite, os Guardiães derrubaram acidentalmente um avião ucraniano em Teerão, matando 176 pessoas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela