Secções
Entrar

Identificados 1628 conteúdos terroristas na Internet em dois dias

11 de julho de 2017 às 14:12

A Europol detectou conteúdos terroristas e de extremismo violento, numa operação em cooperação com a Finlândia, Luxemburgo, Holanda e Interpol

A Europol anunciou hoje ter detectado cerca de 1628 conteúdos terroristas e de extremismo violento em 38 plataformas da Internet, numa operação de dois dias, em cooperação com a Finlândia, Luxemburgo, Holanda e Interpol.

As actividades de monitorização digital centraram-se principalmente na produção de material terrorista pelos meios de comunicação pertencentes ao Estado Islâmico e Al-Qaeda, conteúdo que tinha sido exposto em 38 plataformas 'online', explicou a Europol em comunicado.

As autoridades também encontraram conteúdos terroristas na `Darknet´, rede fechada e secreta de comunicação na Internet, utilizada para realizar actividades ilegais como propagada 'jihadista'.

A Unidade de Sinalização de Conteúdos na Internet da Europol é composta por especialistas, analistas e tradutores que formam uma equipa que se destina a lutar contra a propaganda terrorista em linha e outras actividades extremistas, actuando na "rápida eliminação" dos conteúdos presentes na rede.

No entanto, a supressão final do material identificado pelas autoridades comunitárias é voluntária por parte dos prestadores destes serviços 'online', de acordo com os seus próprios termos e condições.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela