Secções
Entrar

Guardia Civil recolhe registos das comunicações dos Mossos d'Esquadra

31 de outubro de 2017 às 11:44

Guardia Civil esteve presente nos dez principais postos da polícia regional catalã para a apreensão do registo das comunicações durante a consulta do dia 1 de Outubro.

A Guardia Civil esteve presente esta segunda-feira nos dez principais postos da polícia regional catalã para a apreensão do registo das comunicações dos agentes durante a consulta do dia 1 de Outubro, ilegalizada pelo Tribunal Constitucional.

Fontes ligadas à investigação disseram à agênciaEFEque a juíza Carmen Lamela, do Tribunal de Instrução n.º 3 de Barcelona, ordenou a operação da Guardia Civil na sede do corpo policial da autonomia catalã (Mossos d'Esquadra).

Além da presença no complexo de Egara, a Guardia Civil esteve nos principais postos da polícia da Catalunha: Barcelona, Girona, Manresa, Sant Feliu de LLobregat, Granollers, Tortosa e Seu d'Urgell (Lleida), no quadro da investigação sobre a suposta passividade dos Mossos d'Esquadra durante os acontecimentos ocorridos no dia 1 de Outubro.

A Guardia Civil, que actua como "polícia judicial por ordem da juíza Lamela", apresentou em cada um dos locais um requerimento para a obtenção das gravações das comunicações rádio entre os agentes e o comando das operações.

O referendo promovido pela Generalitat, no dia 1 de Outubro, tinha sido suspenso pelo Tribunal Constitucional e pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha que tinham ordenado, igualmente, a intervenção dos Mossos d'Esquadra.

A mesma juíza é também responsável pelo processo contra o ex-comandante dos Mossos d'Esquadra, Josep Lluis Trapero, acusado de sedição.

Na sequência da aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola, o governo destituiu Trapero e nomeou o comissário Ferran López como comandante dos Mossos d'Esquadra.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela