Secções
Entrar

Grupo jihadista anuncia dissolução

28 de maio de 2017 às 08:17

O grupo é acusado por Washington de ter organizado o ataque contra o consulado dos Estados Unidos em Benghazi

O grupojihadista líbio Ansar Asharia, considerado uma organização terrorista pela ONU e Estados Unidos, anunciou a sua dissolução, através de um comunicado divulgado sábado á noite na Internet.

O grupo é acusado por Washington de ter organizado o ataque de 11 de Setembro de 2012 contra o consulado dos Estados Unidos em Benghazi (leste), no qual foi morto o embaixador Christopher Stevens e três outros funcionários norte-americanos.

Este anúncio coincide com o rescaldo da violência de sexta-feira em Tripoli, com as forças leais ao "governo de união nacional" (GNA) a reconhecerem 52 mortos nas suas fileiras, apesar de terem "repelido um ataque" de grupos rivais.

Sábado, o primeiro dia do mês de jejum do Ramadão, a situação estava relativamente calma na capital líbia, apesar de se ouvirem disparos intermitentes no sul da capital.

Hachem Bichr, um responsável pela segurança, indicou que as forças pró-GNA repeliram na sexta-feira um ataque de grupos rivais que tentaram retomar posições no centro da capital líbia, mas reconheceu que os confrontos provocaram 52 mortos nas fileiras dos grupos armados pró-GNA.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela