Secções
Entrar

Freiras condenam "cultura de silêncio" de abusos sexuais na Igreja

25 de novembro de 2018 às 09:32

"Condenamos aqueles que apoiam uma cultura de silêncio e segredo", escreve associação que representa mais de 500 mil freiras de todo o mundo.

A organização mundial de freiras católicas condenou no sábado a "cultura de silêncio e segredo" em torno do abuso sexual na Igreja Católica, apelando às religiosas para que denunciem os crimes à polícia e às suas superioras.

"Condenamos aqueles que apoiam uma cultura de silêncio e segredo, muitas vezes sob a aparência de protecção à reputação de uma instituição ou considerando-a como parte de uma cultura", lê-se numa posição da União Internacional das Superioras Gerais, que representa mais de 500 mil freiras mundialmente.

A declaração, divulgada na véspera do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, é a primeira desta organização sediada em Roma desde que os escândalos de abusos sexuais de crianças por sacerdotes na Igreja Católica reemergiram este ano e desde que veio igualmente a público um escândalo de abuso de freiras por padres.

No início deste ano, a Associated Press noticiou que o Vaticano teve conhecimento durante décadas de assédios de padres a freiras.

"Pugnamos pela denúncia criminal e civil transparente de abusos, quer no seio de congregações religiosas, paróquias ou dioceses, ou em qualquer arena pública", lê-se na declaração, que não especifica se os agressores são padres.

A posição da organização é mais vasta, condenando o que consideram ser o "padrão de abuso que é prevalente na Igreja e na sociedade atualmente", referindo o abuso sexual, emocional e verbal como formas de maus-tratos que se alimentam de relações de poder desiguais e que degradam a dignidade de suas vítimas.

Para assinalar o dia que as Nações Unidas fixaram para apelar para o fim da violência contra as mulheres, o líder da conferência dos bispos italianos, cardeal Gualtiero Bassetti, divulgou uma mensagem em vídeo sobre o tema, sem referir a violência sexual contra religiosas por parte padres.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela