Secções
Entrar

Segundo dia de velório do Papa Francisco: quase 50 mil pessoas já passaram pela Basílica de São Pedro

Luana Augusto , Débora Calheiros Lourenço 23 de abril de 2025 às 08:00

Corpo do Papa foi transladado na quarta-feira, da Capela de Santa Marta até à Basílica de São Pedro. Francisco permanecerá na Basílica até sexta-feira.

O corpo do Papa Francisco foi transladado pelas 8h de quarta-feira, 23, da Capela de Santa Marta até à Basílica de São Pedro e, entretanto, quase 50 mil fiéis já se deslocaram até à praça da Basílica de São Pedro, para um último adeus ao Papa Francisco, que morreu na passada segunda-feira aos 88 anos, vítima de um AVC.

Gregorio Borgia/ AP

Durante quarta e quinta-feira, a Basílica de São Pedro ficará aberta até a meia-noite, mas na sexta-feira quem desejar prestar uma última homenagem poderá fazê-lo apenas até às 19h00, uma vez que às 20h00 o cardeal Kevin Joseph Farrell presidirá ao rito onde o caixão vai ser fechado. 

Entre as 10h00 e as 19h00 de quarta-feira estiveram 19.430 pessoas na Basílica de São Pedro a prestar uma última homenagem ao Papa Francisco. O anúncio foi feito pelo porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, que garantiu que a Basílica está preparada para permanecer aberta depois da meia-noite, caso assim seja necessário.

"As decisões serão tomadas durante o processo dependendo do fluxo de fiéis. Ainda não há indicações concretas, mas tudo está pronto para se for necessário estar aberto depois da meia-noite". 

O presidente da câmara de Roma, Lamberto Giannini, já referiu que "houve uma afluência de pessoas muito grande" que foi gerida de uma "forma absolutamente calma e ordenada" e garantiu que "foi notável uma presença massiva em Santa Maria Maior. Há hora de almoço estavam lá mais de dez mil pessoas".  

O corpo foi transladado na manhã de quarta-feira até à Basílica de São Pedro e à chegada foram ouvidos aplausos. Como referido no seu testamento, o corpo não foi colocado no chamado catafalco - uma plataforma alta -, como por norma acontece. Seguiu-se depois a leitura do Evangelho, a Liturgia da Palavra e a despedida dos fiéis.

As cerimónias fúnebres arrancaram pelas 9h (8h de Lisboa) com um momento de orações. O corpo foi depois  transladado da Capela de Santa Marta até à Basílica de São Pedro, através de uma procissão solene presidida pelo camerlengo Kevin Farrell. Durante a procissão era possível ouvir cânticos em latim. 

O corpo de Francisco ficará durante três dias exposto na Basílica de São Pedro para que os fiéis se possam despedir do primeiro Sumo Pontífice latino-americano, cujo seu pontificado ficou marcado por um forte apoio aos mais desfavorecidos, vulneráveis e marginalizados. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela