Secções
Entrar

Facebook admite vulnerabilidade dos dados de 2,2 milhões de utilizadores

06 de abril de 2018 às 07:41

É a primeira confirmação oficial da rede social sobre o escândalo do desvio de dados.

O fundador do Facebook Mark Zuckerberg admitiu que os dados de 2,2 milhões de utilizadores "podem ter sido acedidos indevidamente", numa conferência por telefone, na quarta-feira, com vários órgãos da imprensa internacional.

1 de 3
Facebook telemóvel

É a primeira confirmação oficial do Facebook sobre o escândalo do desvio de dados, depois da empresa de pesquisa Cambridge Analytica ter revelado, em Março passado, que teve acesso a dados compilados pela empresa.

Na quarta-feira, a rede social admitiu que a consultora Cambridge utilizou dados de 87 milhões de utilizadores da rede social para influenciar campanhas políticas em todo o mundo.

De acordo com uma fonte oficial da rede social norte-americana, a consultora pode ter acedido a dados de cerca de 63.080 utilizadores do Facebook em Portugal.

O Facebook vai desactivar a ferramenta que permite aos utilizadores encontrar pessoas através de números de telefone ou endereços de correio electrónico. Um recurso que permitia a "tipos sem escrúpulos" aceder a informações de perfis públicos, explicou Zuckerberg.

"Dada a escala e a sofisticação da actividade que vimos, acreditamos que a maioria dos utilizadores pode ter tido o perfil público 'remexido' dessa maneira", disse.

Mark Zuckerberg garantiu que vai permanecer no comando da empresa e que "na vida é preciso aprender com os erros e descobrir o que se deve fazer para seguir em frente".

"Estamos a trabalhar no sentido de ampliar a nossa visão de nossa responsabilidade", concluiu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela