Secções
Entrar

Ex-presidente de Taiwan pede aos Estados Unidos que foquem o seu apoio na Ucrânia

Débora Calheiros Lourenço 24 de novembro de 2024 às 12:06

Tsai Ing-wen considerou que "uma vitória ucraniana servirá como o impedimento mais eficaz para futuras agressões".

A ex-presidente taiwanesa Tsai Ing-wen pediu aos Estados Unidos que priorizem a ajuda à Ucrânia neste momento e não a Taiwan uma vez que considera que Kiev precisa de armas com mais urgência do que Taipé.

Tsai Ing-wen marcou presença no Fórum de Segurança Internacional de Halifax, na Nova Escócia, Canadá, onde afirmou: "Devem fazer tudo o que puderem para ajudar os ucranianos, nós ainda temos tempo".

A ex-presidente, que deixou o cargo em janeiro, considerou que "uma vitória ucraniana servirá como o impedimento mais eficaz para futuras agressões", ou seja, a taiwanesa acredita que o apoio militar dos Estados Unidos à Ucrânia, que pode ficar em risco quando Donald Trump, presidente eleito, chegar à Casa Branca, é uma forma de impedir que a China se sinta confiante para um ataque a Taiwan.

Os Estados Unidos são o principal e mais importante patrocinador internacional de Taiwan e o principal fornecedor de armas, apesar de ainda não dar o reconhecimento diplomático formal ao território.

Nos últimos meses a China tem aumentado os exercícios militares em torno da ilha, no que parecem ser simulações de um ataque em grande escala.

As autoridades taiwanesas referem quianda que o seu governo aumentou os gastos com a Defesa em 80% nos últimos oito anos, ainda assim Donald Trump sugeriu que os gastos da defesa devessem chegar aos 10% do PIB. Tsai Ing-wen não respondeu diretamente se concorda que a despesa deve atingir esse valor mas defende: "Teríamos alguma dificuldade em aceitar um número arbitrário".

REUTERS/Dorota Holubova/File Photo
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela