Secções
Entrar

Ex-presidente da Renault-Nissan confessa que fuga do Japão foi "rápida" e "surpreendente"

12 de janeiro de 2020 às 20:12

Carlos Ghosn está a ser investigado pelo Japão por supostas irregularidades financeiras cometidas no país asiático. Fugiu para o Líbano.

O ex-presidente da Renault-NissanCarlos Ghosn, fugido da justiça japonesa, confessou em entrevista ao jornalO Estado de São Pauloque a sua fuga foi "rápida" e "surpreendente", fatores que considerou serem as chaves para o seu sucesso.

"Os japoneses não são rápidos. Eles precisam de muito planeamento, preparação e conhecimento, mas logo que entendem tudo agem rapidamente," disse Ghosn, que tem nacionalidade francesa, libanesa e brasileira, numa entrevista publicada este domingo no Brasil.

"Por isso, se queres uma fuga para ter sucesso, tens de ser rápido e surpreendente. Tem de planear e executar muito rapidamente. O que foi feito", acrescentou o ex-presidente da Renault-Nissan.

Ghosn também lamentou a falta de apoio do governo brasileiro e do presidente, Jair Bolsonaro, na abertura do do processo no Japão na sequência do qual está a ser investigado por supostas irregularidades financeiras cometidas no país asiático.

Segundo o gestor, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pressionou Bolsonaro e convenceu o presidente do Brasil a adotar uma posição neutra, para não incomodar os japoneses.

"É uma pena, sou brasileiro e o brasileiro, na frente dos japoneses, não conta muito", lamentou.

Ghosn reiterou que foi vítima de uma "trama" do Japão, mas disse que a subsidiária brasileira da Nissan também colaborou com a casa-mãe e ajudou nas investigações, inclusive ao entrar na casa do gestor e ao retirar-lhe documentos.

O ex-presidente da Renault-Nissan, de 65 anos, está atualmente em Beirute, no Líbano, onde chegou na noite de Ano Novo, depois de fugir do Japão.

O Líbano e o Japão não têm um tratado de extradição, portanto a possibilidade ser preso naquele país pouco provável, mas o Ministério Público libanês, que está a investigar Ghosn num caso ligado aos seus interesses nacionais, proibiu-o de sair do país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela