Secções
Entrar

Estado Islâmico perde Raqqa, a capital do "califado"

17 de outubro de 2017 às 16:51

As Forças da Síria Democrática (FSD) anunciaram que controlam totalmente Raqqa. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos também confirma. Contudo, ainda há presença de terrorista na cidade

É oficial: o autoproclamado Estado Islâmico perdeu o seu último bastião. As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas e árabes, apoiadas pelo Estados Unidos, anunciaram que controlam totalmente Raqqa, mas sem confirmar o fim da presença do grupo extremista Estado Islâmico (EI).

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

"A operação militar terminou em Raqqa, mas agora levamos a cabo uma operação de limpeza para terminar com as células adormecidas do EI que existem na localidade", disse à agência de notícias espanhola Efe o porta-voz das FSD, o general Talal Salu. Também o Observatório Sírio dos Direitos Humanos apurou que o EI perdeu o domínio de toda a cidade depois de conquistarem o estádio municipal e as suas imediações, o único reduto onde ainda havia presença do EI.

Quem também confirma, através de uma publicação de Facebook, a libertação da cidade é Arges Artiaga, soldado de 41 anos que fugiu de Galiza em 2014 para se juntar à milícia curda YPG. Nas redes sociais, simpatizantes e militantes das forças curdas partilharam as celebrações pela conquista de Raqqa:

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela