Secções
Entrar

Estado de emergência terminará "num futuro muito próximo"

12 de julho de 2017 às 14:20

O presidente turco afirmou que o estado de emergência poderá ser levantado, desde a fracassada tentativa de golpe de Estado de Julho de 2016


O estado de emergência em vigor na Turquia, desde a fracassada tentativa de golpe de Estado de Julho de 2016, poderá ser levantado "num futuro muito próximo", disse hoje o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

1 de 5
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

"Os julgamentos [contra os golpistas] estão a decorrer pouco a pouco. Também percorremos uma importante etapa na luta contra o PKK [a guerrilha curda]. Por conseguinte, mesmo que se aplique num campo limitado, é possível que o estado de emergência seja levantado num futuro não muito longínquo", disse Erdogan, apesar de sublinhar que a medida não será aplicada no imediato.

Num discurso perante investidores estrangeiros na sede da União das câmaras de comércio turcas, o líder não precisou quando procederá à retirada desta medida de excepção, aplicada em 20 de Julho de 2016 e desde então prorrogada a cada três meses.

"Há um ano 250 dos nossos cidadãos morreram. Queremos ser dignos deles. Os que dizem que se levante o estado de emergência, que o saibam: não vai ocorrer. Um jornalista estrangeiro perguntou-me quando durará... O estado de emergência vai durar até que este trabalho esteja completamente terminado", disse Erdogan, numa referência às purgas dos supostos simpatizantes do golpe.

Desde o início de 2017 que a polícia turca prende uma média diária de cinco pessoas, sob a acusação de manterem ligações com a confraria de Fethullah Gülen, o predicador exilado desde 1999 nos EUA e que Ancara acusa de ter instigado o golpe.

Erdogan acrescentou que os limites do estado de emergência "não serão os traçados pelo ocidente", e prometeu à população que a medida será utilizada para manter a tranquilidade no sector industrial.

"Com a autoridade que nos concedeu a nossa nação, faremos com que o mundo empresarial possa trabalhar de forma ainda mais tranquila", disse o Presidente, citado pelo diário Hürriyet.

"Existe alguma preocupação com o mundo empresarial? Quando assumimos o cargo [em 2002] também havia um estado de emergência; no entanto, em todas as fábricas havia ameaças de greve. Mas agora nós intervimos. Utilizamos o estado de emergência para isso", assegurou o chefe de Estado turco.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela