Secções
Entrar

Eslováquia também vai enviar MiG-29 à Ucrânia: "Estamos do lado certo da história"

Débora Calheiros Lourenço 17 de março de 2023 às 18:33

O primeiro-ministro eslovaco confirmou o envio dos treze MiG-29 que atualmente se encontram ao serviço de força aérea do país. A Eslováquia vai assim ficar sem nenhum avião de combate e os países vizinhos vão garantir a sua proteção.

Depois da Polóniatambém a Eslováquia anunciou que vai enviar caças MiG-29 para a Ucrânia. Assim, estes países vizinhos, são os primeiros a responder a um dos principais pedidos de Volodymyr Zelensky desde o início da guerra.

REUTERS/Kacper Pempel/File Photo

Esta sexta-feira, o primeiro-ministro eslovaco confirmou que foi aprovado o envio dos treze MiG-29, atualmente ao serviço de força aérea do país. A Eslováquia vai assim ficar sem nenhum avião de combate operacional mas com uma certeza: "Estamos do lado certo da história", afirmou Eduard Heger.

Com esta doação a Eslováquia vai ainda receber 200 milhões de euros por parte da União Europeia, como compensação por ficar sem aviões. Os caças que não forem entregues à Ucrânia é porque não estão operacionais por falta de manutenção ou necessidade de substituir peças.

Assim sendo, o espaço aéreo da Eslováquia vai ser monitorizado pela Polónia e a República Checa, existindo ainda a possibilidade da Hungria vir a participar nas operações.

Tanto a Eslováquia como a Polónia incluíram o envio destes caças produzidos na antiga União Soviética no plano de modernização da sua Força Aérea. A Eslováquia já estabeleceu um acordo com os Estados Unidos para adquirir 14 F-16, que serão entregues em 2024, enquanto a Polónia vai substituir a sua frota pelos sul-coreanos FA-50 e os americanos F-35.

Apesar de Volodymyr Zelensky já ter pedido várias vezes F-16 ao Ocidente, os MiG-19, por serem soviéticos, são mais conhecidos pelos pilotos ucranianos, uma vez que a sua Força Aérea também possui vários. Pelo que não será necessário treino específico e poderão ficar operacionais assim que chegarem à Ucrânia.

Os Estados Unidos e os restantes aliados da NATO continuam a considerar que os caças não devem ser enviados para a Ucrânia devido à possibilidade de escalada do conflito.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela