Secções
Entrar

Equador foi a votos depois de dois assassinatos

Márcia Sobral 21 de agosto de 2023 às 18:55

Luisa González e Daniel Noboa na luta pelo poder. Segunda volta marcada para 15 de outubro.

Este domingo o Equador foi a votos mas nem assim a situação política do país ficou mais estável. Ainda em estado de emergência e depois dedois assassinatos durante a campanha, as eleições decorreram sem incidentes mas sob um forte controlo policial porém, os resultados foram inconclusivos.

Reuters/Sábado

Com 93% dos votos contados, a candidata de esquerda Luísa González foi a favorita (33%) contra o número dois Daniel Noboa (24%), segundo nota o El País.

A advogada de 45 anos, durante toda a campanha, prometeu apostar nos programas sociais, em políticas de saúde pública, educação e segurança, aumentar o investimento na economia nacional e requalificar as infraestruturas do país.

Já contra todas as previsões, Daniel Noboa, o político que defende a elite económica e empresarial do Equador, conseguiu um lugar de destaque depois do desempenho positivo que teve no único debate televisivo da campanha.

Com 35 anos - idade que faz dele o candidato mais novo - a campanha focou-se na criação de emprego, nos incentivos fiscais para novos negócios e em sentenças sérias para a fraude fiscal. Filho de um ex-bancário e ex-candidato presidencial, Noboa prometeu ainda melhorar o sistema de justiça tornando-o mais eficiente.

Fora da corrida está já Zurita - o candidato quesubstituiu o falecido Fernando Villavicenciocuja fotografia se manteve nos cartões de voto - assim como outros seis candidatos.

Mas a ida à segunda volta parece não ser algo estranho para os equatorianos, uma vez que o modelo já havia ocorrido nas eleições de 2021. Ainda assim será uma decisão de curta duração uma vez que quem ficar no poder manterá o cargo apenas por 18 meses uma vez que o processo eleitoral se deve a uma suspensão de mandato.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela