Secções
Entrar

Embaixador russo quer reunir-se com MNE britânico "o quanto antes"

07 de abril de 2018 às 14:58

Alexandr Yakovenko pediu uma reunião com Boris Jonhson, para debater o caso Skripal, que provocou uma grave crise diplomática entre os dois países.

O embaixador russo em Londres, Alexandr Yakovenko, pediu este sábado uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Jonhson, para debater o caso Skripal, que provocou uma grave crise diplomática entre os dois países.

1 de 6
Foto: Toby Melville/Reuters
Foto: NEIL HALL/EPA
Foto: GERRY PENNY/EPA
Foto: Chris J Ratcliffe/Getty Images
Filha de Sergei Skripal
Sergei Skripal

"Já é hora de haver um encontro entre Yakovenko e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido para abordar todos os temas das relações bilaterais e também a investigação do incidente em Salisbury", informou hoje o porta-voz da delegação russa na capital britânica.

O ex-espião russo Serguei Skripal e a sua filha Yulia foram encontrados, inconscientes, num banco público em Salisbury, a 04 de Março. As autoridades britânicas afirmam que ambos foram expostos a um agente neurológico gasoso, de nível militar, e atribuem à Rússia a responsabilidade pelo ataque.

A Rússia negou qualquer envolvimento no ataque. Entretanto, Skripal e a filha estão a "a melhorar rapidamente", apesar de hospitalizados. Serguei saiu do "estado crítico" e Yulia está consciente e "estável".

A mesma fonte russa explicou que Yakovenko já enviou a Johnson uma "nota pessoal" e acrescentou que a Rússia espera "uma resposta construtiva do lado britânico", para que a reunião aconteça "em breve".

"Infelizmente, o estado actual das interacções entre a embaixada e o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico é extremamente insatisfatório", insistiu o porta-voz da delegação russa em Londres.

A embaixada russa considerou "lamentável" a decisão das autoridades britânicas de negar o visto à sobrinha de Skripal, Victoria, que tinha manifestado a intenção de visitar os familiares hospitalizados no Reino Unido.

"Segundo uma fonte governamental citada pela BBC, o visto foi-lhe recusado porque 'a Rússia parece querer utilizar Victoria como peão'. Isto significa que a decisão tem motivações políticas", assinalou o porta-voz.

Moscovo considera que "a teimosia de não cooperar, nem garantir a transparência ou responder a inúmeras perguntas significa que os britânicos têm algo a esconder".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela