Secções
Entrar

Detido construtor de condomínio de luxo que colapsou na Turquia

Lusa 11 de fevereiro de 2023 às 10:32

Huseyin Yalçin Coskun foi detido quando se encontrava no aeroporto Sabiha Gokçen de Istambul, e com destino ao Montenegro.

O construtor turco de um condomínio privado que colapsou com mais de 100 pessoas no seu interior na província de Hatay foi detido quando tentava fugir para o Montenegro, indicou o diário Cumhuriyet.

EPA/ERDEM SAHIN

Huseyin Yalçin Coskun, que construiu um dos condomínios mais luxuosos de Antioquia, de 12 blocos e com 250 apartamentos, foi detido quando se encontrava no aeroporto Sabiha Gokçen de Istambul, e com destino ao Montenegro.

A "Renaissance Residence", um dos complexos mais exclusivos da cidade, foi construído em 2013 e publicitado com anúncios que definiam os seus apartamentos como "uma imagem do paraíso", e também se assegurava terem sido construídos segundo os mais estritos critérios de qualidade e segurança.

O complexo era habitado por personalidades conhecidas na cidade, capital da província de Hatay, como Christian Atsu, o futebolista ganês do Hatayspor, que se encontra desaparecido, possivelmente sob os escombros.

A luxuosa edificação, que ficou totalmente destruída, converteu-se num símbolo da má qualidade das construções numa perigosa zona sísmica.

A detenção do construtor ocorreu após os serviços de informações terem alertado sobre a sua possível saída através de um dos aeroportos de Istambul.

Desde os primeiros dias da tragédia que diversos ‘media’ alertavam para a necessidade de adotar medidas nas fronteiras para impedir a fuga de construtores de edifícios que colapsaram.

Os procuradores iniciaram investigações em dez províncias atingidas pelo sismo, em particular junto aos edifícios derrubados.

O número de vítimas mortais do violento terramoto que na segunda-feira atingiu dez províncias do sudeste da Turquia já ascende a 19.388 apenas em território turco. No norte da Síria estão confirmadas mais de 3.300 vítimas mortais, elevando o número total de mortos para mais de 22.000.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela