Secções
Entrar

Desenhou primeiro-ministro como palhaço e acabou processado

06 de junho de 2016 às 10:17

Fhami Reza, 38 anos, designer e impulsionador da arte de rua na Malásia foi acusado de difundir através da Internet imagens que podem ser consideradas "abusivas e ameaçadoras", segundo a acusação

O artista da Malásia Fahmi Reza, autor de uma caricatura em que desenha o primeiro-ministro, Najib Razak, como um palhaço, foi acusado hoje de violação das leis da comunicação social.

A caricatura tornou-se popular no princípio do ano, na Malásia, e encarada como uma forma de protesto contra o chefe de Governo de Kuala Lumpur alegadamente envolvido em casos de corrupção.

O artista, Fhami Reza, 38 anos, designer e impulsionador da arte de rua na Malásia foi acusado de difundir através da Internet imagens que podem ser consideradas "abusivas e ameaçadoras", segundo a acusação, incorrendo num ano de prisão e no pagamento de uma multa de mais de dez mil euros.

De acordo com o advogado de defesa, Syahredzan Jophan, a acusação "criminaliza a liberdade de expressão" e, por isso, pediu para que a queixa fosse retirada.

Entretanto, o autor dos desenhos, comunicou hoje através da rede social Facebook que vai manter a indignação política através dos desenhos e ilustrações.

"Vou continuar a defender os meus direitos de criticar os governantes corruptos usando a arte como uma arma", escreveu Fahmi Reza.

Nos últimos meses, o artista foi alertado pelas autoridades no sentido de suspender a difusão dos desenhos em que o primeiro-ministro é caricaturado como um palhaço, com uma cara agressiva e com os lábios pintados de vermelho.

O chefe do executivo tem sido confrontado com acusações do roubo de capitais públicos, através de fundos de investimento oficiais da Malásia no estrangeiro e de ter aceitado um pagamento de 681 milhões de dólares.

Najib Razak tem negado o envolvimento no alegado caso de corrupção que está a afetar o Governo da Malásia, tendo vários ministros sido afastados do poder devido às pressões da oposição que pede transparência e um inquérito sobre o desvio de dinheiros públicos.

Najib, após as eleições de 2013, tem ordenado investigações a políticos e membros da oposição, enquanto grupos internacionais de defesa de direitos humanos alertam sobre sérios atropelos à liberdade de expressão e aos direitos democráticos no país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela