Secções
Entrar

Da Defesa à Guerra, Trump muda o nome do departamento que tutela o exército

Diogo Barreto 05 de setembro de 2025 às 22:35

Em 1947 os EUA trocaram o Departamento da Guerra pelo Departamento da Defesa. Agora Trump quer voltar ao nome bélico.

O presidente norte-americano, Donald Trump, assinou uma ordem que renomeia o Departamento de Defesa com o antigo nome: Departamento de Guerra.
A reação de Donald Trump ao noivado de Taylor Swift e Travis Kelce
Até pouco depois da II Guerra Mundial, o Departamento de Defesa era conhecido como "Departamento de Guerra". Trump recuperou agora esta nome bélico. A renomeação precisa ainda da aprovação do Congresso, sendo então apenas um nome informal. Mas a mensagem está passada: os Estados Unidos estão em modo de ataque. Antes de ser aprovado pelo Congresso, não é oficial, mas Pete Hegseth, secretário da Defesa, pode começar já a apresentar-se como "secretário da Guerra". Em agosto Trump foi perentório: "Departamento da Defesa é demasiado defensivo” e na altura referiu-se a Hegseth como "o seu secretário de Guerra". Acrescentou que os EUA querem ser "defensivos", mas capazes de "passar à ofensiva se for preciso". Hegseth lembrou esta semana que "os EUA venceram a I Guerra Mundial e a II Guerra Mundial não com o Departamento de Defesa, mas sim com o Departamento de Guerra”, justificando assim esta alteração de nomenclatura. A Casa Branca considera que a nova designação “passa uma mensagem mais forte de prontidão e determinação” que devem ser associados à posição internacional dos EUA. “As forças militares dos EUA são as forças de combate mais fortes e letais do mundo, e o presidente crê que este departamento deve ter um nome que reflita o seu poder sem igual e a sua prontidão para proteger os interesses nacionais”, lê-se numa nota. No seu segundo mandado Trump term apostado na demonstração de força: reforçou o orçamento disponível para o Pentágono, reduziu o apoio humanitário a outros países e organizou uma grande parada militar. Isto apesar de ter sido eleito com a promessa de que ia acabar com as guerras e que era um "pacificador". O Departamento da Guerra surgiu ainda durante a presidência de George Washington (em 1789) e foi renomeado Departamento da Defesa em 1947, no pós-guerra.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela