Secções
Entrar

Cruz Vermelha estima que haja ainda 600 desaparecidos

15 de agosto de 2017 às 15:46

Inundações e deslizamentos de terra já provocaram mais de 300 mortos na capital Freetown e arredores

A Cruz Vermelha estima que cerca de 600 pessoas estejam ainda desaparecidas na Serra Leoa devido às inundações e deslizamentos de terra que já provocaram mais de 300 mortos na capital Freetown e arredores, adiantou aAP.

"Nunca vi nada como isto", disse àAPAbdul Nasir, coordenador da Cruz Vermelha Internacional.

"Um rio de lama surgiu vindo do nada e engoliu comunidades inteiras, simplesmente varreu-as. Estamos numa corrida contra o tempo, contra mais inundações e contra o risco de doenças, para tentar ajudar as comunidades afectadas a sobreviver e a lidar com a sua perda", disse o responsável.

Segundo as estimativas da Cruz Vermelha, cerca de nove mil pessoas terão sido afectadas pelos deslizamentos de terra e inundações.

O presidente da Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, afirmou hoje que o país precisa de ajuda urgente, após os deslizamentos de terra e inundações que provocaram mais de 300 mortos em Freetown.

"Estamos devastados" pelo desastre, afirmou emocionado o chefe de Estado quando falava aos jornalistas na capital da Serra Leoa, mais afectada pela catástrofe.

Entretanto, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) libertou 150 mil dólares (127 mil euros) de ajuda.

O director geral da OIM, William Lacy Swing, assinalou em comunicado que se trata de uma contribuição inicial para apoiar o Governo de Serra Leoa a fazer frente a "este terrível acontecimento".

O director regional para a África ocidental, Richard Danziger, assinalou que a OIM se apresentou às autoridades da Serra Leoa e à equipa da ONU para avaliar os danos na região afectada.

Os aluimentos de terra ocorreram após três dias de chuvas torrenciais.

As linhas de comunicação e a electricidade foram interrompidas, estando por apurar a extensão total dos prejuízos.

A OIM assinalou que o acesso a água potável e o elevado número de pessoas que ficaram sem casa são a preocupação imediata para milhares de cidadãos na capital, cuja população supera o milhão de habitantes.

Na Serra Leoa, com mais de sete milhões de habitantes, são frequentes nesta época do ano as fortes chuvas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela