Secções
Entrar

Covid-19: Vietname isola Danang, terceira maior cidade do país, por 15 dias

28 de julho de 2020 às 09:21

O Vietname foi considerado um exemplo por organismos internacionais devido à resposta rápida, adquirida com a experiência da SARS.

O Vietname suspendeu, a partir de hoje, todos os meios de transporte de e para Danang, a terceira maior cidade do país, depois de ter sido detetado um terceiro foco de covid-19.

De acordo com o Ministério dos Transportes vietnamita, nos próximos 15 dias nenhum avião, comboio, autocarro, táxi ou barco pode entrar ou sair da cidade, onde também foram suspensos os transportes públicos e impostas medidas de distanciamento social.

Na sexta-feira, as autoridades sanitárias vietnamitas tinham já identificado 14 novos casos da doença em Danang, no centro do país, após 99 dias sem qualquer infeção comunitária em todo o território. Na província de Quang Nai foi também diagnosticado um caso.

Esta decisão anulou a retirada aérea, anunciada na véspera, de 80 mil turistas domésticos de Danang para as localidades de residência, ao mesmo tempo que reativa protocolos de segurança em empresas e edifícios públicos, impõe o uso de máscara e o encerramento de estabelecimentos escolares e comerciais não essenciais como salões de massagens, discotecas e cabeleireiros.

Além desta turística cidade costeira, com 1,1 milhões de habitantes, todo o país está em prevenção, com centenas de pessoas que tinham visitado Danang a cumprir uma quarentena de duas semanas em casa, máscaras e gel desinfetantes voltam a ser parte da rotina e eventos públicos, como a liga de futebol, foram já cancelados.

O novo surto obrigou o regime comunista de Hanoi a adiar um mês, até meados de setembro, o fórum de segurança da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), no qual deviam participar Estados Unidos, Coreia do Norte e Coreia do Sul para abordar a desnuclearização da península coreana.

Com as fronteiras fechadas desde 23 de março, salvo para vietnamitas repatriados e trabalhadores especializados estrangeiros, que têm de fazer testes e cumprir duas semanas de quarentena, as autoridades ainda não conseguiram detetar a origem deste novo foco da doença, mas uma das possibilidades é que o novo coronavírus possa ter entrado no país através de imigrantes ilegais.

Nas últimas semanas, as autoridades vietnamitas detiveram naquela zona meia centena de chineses que atravessaram ilegalmente a fronteira.

O Vietname registou 431 casos de covid-19 e foi considerado um exemplo por organismos internacionais devido à resposta rápida desde janeiro, quando tomos as primeiras medidas de contenção, como o cancelamento das ligações aéreas com a China e o encerramento das escolas.

A experiência adquirida na crise da SARS em 2003, a eficácia das equipas de rastreio, os testes sistemáticos a quem esteve em contacto com um infetado e os isolamentos seletivos em zonas com vários contágios são considerados os fatores do êxito vietnamita no combate à covid-19.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 650 mil mortos e infetou mais de 16,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela