Secções
Entrar

Covid-19: Brasil regista 965 mortes e mais de 16 mil novos casos num dia

24 de maio de 2020 às 09:20

Desde que foi detetada a doença no país, já foram registadas 22.013 mortes e 347.398 casos confirmados de contágio pelo novo coronavírus.

O Brasil registou 965 mortes e 16.508 casos de covid-19 entre esta sexta-feira e sábado, informou o Ministério da Saúde brasileiro.

Desde que foi detetada a doença no país, já foram registadas 22.013 mortes e 347.398 casos confirmados de contágio pelo novo coronavírus.

Analisando dados compilados pela Universidade norte-americana Johns Hopkins constata-se que o Brasil ultrapassou a Rússia e tornou-se o segundo país com maior número de casos de covid-19 do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, que registou já mais de 1,6 milhões casos de infeção pelo novo coronavírus, que causa a covid-19.

Na sexta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que a América do Sul se tornou "outro epicentro" do novo cornavírus e citou o Brasil como o mais afetado.

O Ministério da Saúde brasileiro frisou que existem 182.798 casos da doença em acompanhamento e que 142.587 pessoas infetadas já estão recuperadas, adiantando ainda que permanecem em investigação 3.534 óbitos cujas causas não estão determinadas.

O estado brasileiro de São Paulo, epicentro da pandemia no país, confirmou na tarde de sábado que já registou 6.045 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 80.558 casos de contágio.

O governador de São Paulo, João Doria, usou as redes sociais para comemorar o número de pessoas infetadas que já se recuperaram.

"Parabéns aos médicos, enfermeiros e profissionais de saúde pela dedicação e empenho na luta para salvar vidas. E parabéns também a cada um dos 15.296 pacientes pela vitória. Uma conquista da saúde e da medicina", escreveu Doria em sua conta na rede social Twitter.

No Rio de Janeiro, segundo estado com maior número de mortes provocas pela covid-19 no Brasil, a Secretaria de Saúde confirmou 3.905 óbitos e 34.533 casos da covid-19.

Hoje o governador ‘carioca', Wilson Witzel, defendeu a eficácia das medidas de isolamento social adotadas no combate à doença e informou que sem o controlo sobre a circulação de pessoas, o estado teria neste momento pelo menos 19 mil mortos, citando projeções de órgão do governo regional.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 339 mil mortos e infetou mais de 5,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de dois milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela